Leito Fixo Fluidizado
PERDA DE CARGA EM LEITO FIXO E LEITO FLUIDIZADO
Bárbara R. Durães, Helena A. N. Lucena, Michelle B. S. Assis, Tarcísio S. Flores
Curso de Engenharia Química, Instituto de Ciência e Tecnologia
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Diamantina/MG, Março de 2014
Resumo:
O escoamento de fluidos através de leitos de partículas é uma prática muito utilizada em variadas operações industrial, em especial, no campo das engenharias. Através do estudo destes fenômenos foi possível encontrar a permeabilidade (k) do leito de partículas através da medida de queda de pressão, que ocorre devido a variação da vazão do fluido que percola o meio poroso, bem como traçar as curvas características da fluidização do leito fluidizado.
Palavras-chave:
Leito fluidizado, permeabilidade partículas, perda de carga.
Introdução
O escoamento de fluidos através de leitos de partículas é uma prática muito utilizada em variadas operações industriais, como, por exemplo, nos processos de adsorção e absorção, em colunas de destilação com recheio, na extração líquidolíquido, entre outros. Nelas, a fase fluida escoa, em baixas velocidades, através dos espaços vazios existentes na fase sólida particulada.
garanta uma alta turbulência nos fluidos e uma consequente queda de pressão menor.
O recheio da coluna pode ser constituído tanto de sólidos quebrados (mais baratos, porém apresentam uma uniformidade menor, podendo implicar em uma superfície insatisfatória para a transferência de massa), como de recheios de forma definidas (maior custo, porém apresentam grande área de contato combinada com uma baixa perda de carga). Para ser eficiente, o recheio deverá ser resistente, indicado à aplicação para o qual foi utilizado, possuir massa específica pequena e permitir a passagem do fluido sem acarretar em uma grande perda de carga.
A queda de pressão é um fator importante quando se fala de experimentos em leito fixo. No