Leishmaniose
Tema do Trabalho: A Anatomia Humana e o Macrocosmos
Antes de aprofundar o tema e tecer outras considerações convem perceber qual o significado de Macrocosmos e Anatomia Humana. Por Macrocosmos entende-se o conjunto dos corpos que constituem o Universo, por outro lado é muitas vezes referido como o Universo em si, sendo o mundo que é um todo orgânico, o mundo das leis magnas, das leis da fisica dos conjuntos estelares, planetários, galácticos. Por outro lado anatomia significa cortar separando em partes, podemos alargar o conceito e dizermos que é a ciência que estuda a forma e a estrutura do corpo humano.
Ora sendo conceitos tão diferentes sempre tem interessado as varias civilizações e varios pensadores como o corpo humano se relaciona com o todo maior. O conceito Taoista refere “...No corpo humano, a Via Humana se parece, em analogia com os corpos celeste e terrestre do seguinte modo: o relevo celeste é analogo à superficie geografica que por sua vez corresponde à superficie do corpo humano. Como exemplo o movimento dos astros no ceu; na Terra, as montanhas e no corpo humano, os acidentes anatomicos salientes, como os musculos...”. O homem mantem em si a harmonia do Yin/Yang que são compostas pelas energias resultantes das interacções das emanações celestes.
Já Leonardo Da Vinci via vida em toda a natureza. Ele percebia a relação profunda entre os processos dos microcosmos e do macrocosmo. Fazia analogias entre a anatomia humana e a estrutura da terra. Afirmava: “Poderíamos dizer que a terra possui uma força vital de crescimento; que sua carne é o solo; seus ossos são os músculos; sua cartilagem são as rochas porosas; seu sangue são os cursos de água. O lago de sangue que se estende em volta do coração é o oceano e sua respiração é o aumento e diminuição do sangue na pulsação, assim como na terra há o fluxo e refluxo dos mares”. Essa analogia entre microcosmo e macrocosmo não é original de Da Vinci. Remonta a Platão e foi ocultada