Leishmania
Homem negro, 30 anos, lavrador, natural e residente na zona rural de Maruim-SE. Havia 15 meses iniciou quadro de tosse, hemoptise leve e esporádica, anorexia, perda de peso, sudorese noturna, apatia e rouquidão intermitente. Negava doenças prévias. Procurou serviço médico no Posto de Saúde de sua cidade, onde foram feitos exames de rotina, BAAR três amostras no escarro e radiografia simples do tórax que se encontravam normais. Mesmo assim, foi iniciado esquema tríplice para tuberculose, com duração de seis meses sem obter melhora. Procurou o Hospital de Aracaju com agravamento das queixas anteriores, com surgimento de odinofagia e disfagia e perda de peso de 16 Kg nos últimos seis meses. Ao exame físico: estado geral ruim, emagrecido, apático, afebril, anictérico, eupnéico. Oroscopia: dentição ruim, lesões verrucosas, nodulares, eritematosas, comprometendo o palato mole, úvula e parede posterior da faringe. Exames laboratoriais: hemograma sem alterações, BAAR negativo, HIV negativo, EPF positivo para Ascaris lumbricoides. Sorologia para Histoplasmose e Paracoccidioidomicose negativos. A biopsia indicou a presença de formas amastigotas de leishmanias. Tratado com antimoniato de N-metilglucamina na dose de 20 mg/Kg/dia, via intramuscular por trinta dias, apresentou sensível melhora do quadro e retornou às suas atividades normais.
Identificar os termos desconhecidos e explicar.
Hemoptise: engloba qualquer sangramento proveniente das vias aéreas inferiores.
Referência: www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1870/hemoptise_e_hemorr
Odinofagia: é a sensação de dor deflagrada pela passagem dos alimentos pelo esôfago e em geral sugere a presença de inflamação, erosões ou ulcerações da mucosa (revestimento interno) deste orgão. Sua ocorrência deve determinar consulta médica e possivelmente a realização de endoscopia digestiva alta
Disfagia: é a dificuldade de deglutir os alimentos ingeridos . Existem dois tipos de disfagia: alta (disfagia orofaríngea)