Leis de Newton
1ª Lei de Newton
A primeira lei do movimento de Newton afirma que, na ausência de forças, um corpo permanece em repouso ou em movimento uniforme ao longo de uma linha reta.Se em movimento retilíneo uniforme, ele continua em movimento retilíneo uniforme, para sempre. Não existe um "parar naturalmente". Com isto, ele conseguiu não só explicar o movimento dos corpos na terra, mas também dos corpos celestes.
Experiência
Para exemplificar, imaginem a seguinte situação: quando uma família viaja em um automóvel em movimento retilíneo e uniforme, em relação à Terra, e por algum motivo o motorista freia bruscamente, todos que estão no carro são atirados para frente em relação ao carro. Isso ocorre em virtude da inércia, isto é, da tendência que todos têm em manter a velocidade constante com que o carro vinha trafegando em relação à Terra.
2ª Lei de Newton A segunda lei de Newton é mais abstrata que a primeira e pode ser enunciada por : “A aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional à intensidade da resultante das forças que atuam sobre o corpo, tem direção e sentido dessa força resultante e é inversamente proporcional à sua massa”.E é traduzida pela expressão: F=m x a
Experiência
A força que uma mão faz para empurrar uma caixa produz aceleração. Se utilizarmos as duas mãos a força que é produzida sobre uma caixa é duas vezes maior, o que faz com que a aceleração seja também duas vezes maior. Mas se acrescentarmos mais uma caixa para ser empurrada a massa torna-se duas vezes maior, fazendo com que a aceleração volte a ser a original.
A mesma força sobre uma massa duas vezes maior, causa metade da aceleração; e assim pó diante.
3º Lei de Newton A terceira lei de Newton é de fundamental importância. Talvez a mais importante, se é que podemos dizer que existe uma mais importante que outras. A lei afirma: para cada ação existe uma reação iguale contrária. Newton sepulta qualquer ideia de força individual.