Leis de Newton
As leis de Newton constituem os três pilares fundamentais do que chamamos Mecânica Clássica, que justamente por isso também é conhecida por Mecânica Newtoniana.
Primeira lei - Lei da Inércia:
Um corpo em movimento tende a manter-se em movimento, enquanto um corpo em repouso tende a manter-se em repouso. Estes só alteram seu estado de inércia com a ação de uma força, que é explicado pela...
Segunda lei - O Princípio Fundamental da Dinâmica
Quando um corpo varia sua velocidade (seja entrando em movimento ou apenas aumentando ou diminuindo a velocidade), ou seja, está sob aceleração, significa que ele está sob a ação de uma força. Matematicamente:
F = m * a, F = força, m = massa (constante de proporcionalidade), a = aceleração. No SI: [F] = N (newtons); [m] = kg (kilogramas); [a] = m/s² (metros por segundos ao quadrado).
A força que dois corpos trocam entre si para alterar seu estado de movimento é explicado pela...
Terceira lei - Da Ação-Reação
Esta diz que quando um corpo aplica uma força em outro, este está recebendo uma reação deste corpo de mesma intensidade e direção, mas sentidos opostos. Quando você dá um tapa na cara de alguém, esta pessoa está dando uma "carada" na sua mão, com a mesma intensidade.
Lembre-se, na terceira lei, os pares AÇÃO-REAÇÃO estão em CORPOS DISTINTOS. Então, não vá dizer que o par Peso/Normal são ação e reação pois estão no mesmo