Biografia de Gabriel García Márquez
TRABALHO REFERENTE À DISCIPLINA DE ESPANHOL
Neste trabalho, veremos uma breve biografia do escritor, jornalista, editor, ativista e politico colombiano, Gabriel García Márquez.
“É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver.”
- Gabriel García Márquez.
PRIMEIROS ANOS
Nascido no dia 6 de março de 1927, na cidade de Aracataca, Colômbia, Gabriel García Márquez era filho de Gabriel Eligio García e Luisa Santiaga Márquez, e tinha dez irmãos. Seu pai se tornou farmacêutico logo após seu nascimento e em 1929, seus pais se mudaram para Barranquilla, enquanto ele continuou em Aracataca, foi criado pelos avós, e, aos oitos anos, se mudou para a casa dos pais após seu avô falecer. Passou a juventude ouvindo contos das Mil e Uma Noites, e na sua adolescência, leu diversos livros, como A Metamorfose, de Franz Kafka. Estudou em Barranquilla e no Liceu Nacional de Zipaquirá. Mudou-se para Bogotá para estudar direito e ciências políticas, mas abandonou o curso antes da graduação. Em 1948, foi para Cartagena das Índias, na Colômbia e começa seu trabalho como jornalista.
JORNALISMO
Como jornalista, trabalhou para o jornal El Universal. No ano de 1949, trabalhou como repórter para o jornal El Heraldo, em Barranquilla. Nesse período, participou de um grupo de escritores para estimular a literatura. E em 1954 passa a trabalhar no El Espectador, como repórter e crítico. Trabalhou como correspondente internacional na Europa, depois retornou a Barranquilla e casou-se com Mercedes Barcha, com quem tem dois filhos. Trabalhou novamente como correspondente, porém em Nova Iorque, mas sua ligações com Fidel Castro e suas críticas a exilados cubanos o fez ser perseguido pela CIA, com isso, mudou-se