Leis de newton
Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643 (quase um ano depois da morte de Galileo) em Woolsthorpe, Lincolnshire, Inglaterra. Embora tenha nascido no dia de Natal de 1642, a data dada aqui é no calendário Gregoriano, que adotamos hoje, mas que só foi adotada na Inglaterra em 1752. Newton veio de uma família de agricultores, mas seu pai morreu antes de seu nascimento. Ele foi criado por sua avó.
Quando criança, Newton não foi um aluno brilhante, mas gostava de inventar e construir objetos. A vida de Newton pode ser dividida em três períodos. O primeiro sua juventude de 1643 até sua graduação em 1669. O segundo de 1669 a 1687, foi o período altamente produtivo em que ele era professor Lucasiano em Cambridge. O terceiro período viu Newton como um funcionário do governo bem pago em Londres, com muito pouco interesse pela matemática.
Na sua adolescência Newton estudou em Trinity College no Cambridge, e graduou-se em 1665. Seu trabalho cientifico sofreu uma forte influencia de seu professor e do orientador Barrow e de varias outras pessoas.
AS LEIS DE NEWTON
1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia
“Se um corpo está em repouso ele irá permanecer neste estado até que uma força externa seja aplicada neste corpo”
“Se um corpo está em movimento uniforme este permanecerá em movimento até que uma força mude isso”.
Por outras palavras, isto quer dizer que, se qualquer coisa está em repouso, terá tendência a continuar em repouso, até que alguma força atue sobre esse corpo. Por outro lado, se estiver em movimento, terá também tendência a continuar o seu movimento, até que uma força atue sobre si.
Quanto maior for a massa de um corpo, maior será a sua tendência para manter a sua velocidade. A esta propriedade chamamos inércia.
Exemplos:
• Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto dá a impressão que se está sendo "jogado"