Leis de newton
Isaac Newton é conhecido por qualquer um, adulto ou criança, por ser o homem que viu uma maçã cair e descobrir a gravidade. Porém esse foi apenas um de seus feitos. Newton criou 3 leis, que posteriormente seriam conhecidas como as 3 leis de Newton.
1ª Lei de Newton, ou Lei da Inércia: "Um corpo em movimento tende a ficar em movimento, e um corpo parado tende a permanecer parado". Essa frase explica o fato de que quando estamos andando de carro e este freia bruscamente, nossos corpos são projetado para frente. A sensação de estarmos parados dentro do carro deve-se ao fato de que o carro e nós estamos na mesma velocidade. Quando aquele freia, nossos corpos tendem a continuar o movimento, projetando-se para frente. Pode parecer óbvio, mas o fato de um corpo continuar a se movimentar sem nenhuma força aplicada nele era difícil de ser compreendida na época.
2ª Lei de Newton: "A força aplicada em um corpo pode ser calculada multiplicando seu peso por sua massa". Basicamente, uma força aplicada em um corpo gera uma aceleração. A fórmula fica F = m . a , onde F é força, m é massa e a é aceleração. As unidades no SI(Sistema Internacional de Medidas) são Newtons(N), Kilogramas(Kg) e Metros por segundo ao quadrado(m / s²). Enquanto existe força no corpo há aceleração, e quando cessa a força apenas a inércia é aplicada.
Na realidade, Newton elaborou tal lei com a fórmula F = dp/dt, ou seja, a variação infinitesimal de momento linear dividido pela variação infinitesimal de tempo. Quando a função momento é linear com o tempo, tal fórmula pode ser escrita como F = Dp / Dt, o que será visto no módulo 5.
3ª Lei de Newton, ou Lei da Ação e Reação: "Para cada ação existe uma reação de mesmo módulo e sentido contrário". Ao dar um soco na mesa você faz uma força F nela, e como reação a mesa aplica uma força F no sentido contrário na sua mão. Essa lei explica porque ao pularmos em um trampolim este nos devolve ao ar. Não há nenhuma fórmula para essa lei, apenas F1 = F2.