Leis de Newton - questões
ALUNO( A)
TURMA
TURNO
33. Um conjunto de duas bolas de massas m 1 e m 2, ligadas através de uma mola ideal de constante elástica k, está em repouso, preso ao teto, conforme indica a figura. No instante t = 0 é cortado o fio que prende a bola 1 ao teto (portanto, a tração no fio se anula). m1
TC
Nº
FÍSICA
DATA ___/___/__
38. Na figura, as duas massas, m1 = 1 kg e m2 = 2 kg, estão ligadas por um fio de massa desprezível, que
2
passa por uma polia ideal (g = 10 m/s ).
Inicialmente, m 2 é colocada em movimento ascendente, gastando 0,2 s para percorrer a distância de 1 m indicada. Nessas condições, calcule após quanto tempo m2 passará novamente pelo ponto O.
1
k m1 m2
2
d=1m
0
Determine:
a) a aceleração da bola 1 no instante t = 0;
b) a aceleração da bola 2 no instante t = 0.
m2
39. No sistema de polias esquematizado, quando o corpo A sobe com velocidade constante v, qual a velocidade relativa entre os corpos A e B?
34. Uma pedra é levantada por um fio com aceleração
2
constante de 2 m/s . Nessa condição, a tração no fio é a metade da que faz o fio se romper. Adotando g =
10 m/s2, qual a máxima aceleração com que esse fio pode levantar essa pedra?
35. Um corpo está pendurado por um fio vertical em um
2
elevador que desce, retardando a 2,5 m/s , a fim de parar no segundo andar de um edifício. Um observador que se encontra no interior do mesmo avalia que a tração no fio que sustenta o corpo é de
2
50 N. Considerando g = 10 m/s , determine a massa do corpo.
B
36. Três corpos, M(5 kg), N(10 kg) e P(5 kg), ligados por fios ideais que passam por polias, conforme a figura, são abandonados em repouso. Todos os atritos são desprezíveis e a aceleração da gravidade no local vale g.
A
40. O sistema de blocos, fios inextensíveis e polias ideais está em repouso na posição mostrada na figura, quando o fio f é repentinamente cortado:
1 kg
1 kg
f
M superfície P