Leis de newton mari
Primeira lei de newton - o principio da inercia
Esse princípio consiste na afirmação de que um corpo não sofre alteração , ele se mantem sempre constante . Então se um corpo estiver parado , ele sempre permanecerá parado , e se estiver em movimento constante , ele sempre permanecerá em movimento .
Um exemplo fácil de conseguirmos imaginar e entender essa lei é que quando colocamos um apagador na mesa , ele ficará lá em inercia , sem ter movimento nenhum , pois a soma de suas foças é nula .
Segunda lei de newton – o principio da dinâmica
Esse princípio consiste na afirmação de que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare também é necessária aplicação de uma. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação da força. Ou seja, quanto maior for a força maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
Usando ainda o exemplo do apagador parado na mesa conseguimos entender essa outra lei , se empurrarmos o apagador , ele deslizará pela mesa , e ele só terá essa reação pois aplicamos uma força nele , para que ele entrasse em movimento .
Terceira lei de newton - Ação e reação
Essa lei consiste na afirmação de que toda força que um corpo recebe é consequência da força que ele aplicou.
Um exemplo simples que podemos ver nitidamente essa lei é quando caminhamos , pois o nosso corpo é direcionado para frente por consequência da força que aplicamos no chão .