L Gica Do Racioc Nio
Neste presente trabalho iremos abordar sobre a temática lógica do raciocínio, onde iremos apresentar: tipos de raciocínios (indução, dedução e analogia) e por sua vez tipos de indução (completa e incompleta), as inferências e suas espécies, tipos de proposições e conversões;
Neste contexto, iremos ao decorrer do trabalho iremos apresentar e definir o tema e os subtemas acima citados, tendo como base o livro de Filosofia 12ª Classe, páginas 14 à 19.
Lógica do raciocínio
Raciocínio é a operação do pensamento que parti de uma ou varias proposições admitidas (premissas) chega a estabelecer a verdade, a falsidade ou a probabilidade de sua conclusão.
Raciocínio lógico é um processo de estruturamento de pensamento de acordo com as normas da logica que permite chegar a uma determinada conclusão ou problemas.
Tipos de Raciocino Lógicos
Indução
Dedução
Analogia
a)Indução – Consiste em partir dos factos, da observação e da experiencia, para formular uma conclusão geral que uma lei geral aplicável a todos os casos da mesma espécie. No raciocínio indutivo, a verdade da conclusão ano é garantida com base na verdade das suas premissas, por isso, traduz-se um juízo assertório que não decorrem necessariamente das proposições tomadas como premissas.
Assim, podemos concluir que a indução parte: do particular para o geral; dos factos para as leis universais; dos caracteres observados num certo número de elementos de uma classe para generalizar a todos os elementos desta classe, criando conceito e proposições universais.
Ex: Sócrates, Platão, Aristóteles, Galileu, Samora Machel são homens e logo, todos homens são mortais.
Tipos de indução
Indução Completa – aristotélica
Indução Incompleta – baconiana ou amplificante
b)Dedução – consiste em concluir de uma ou mais proposições conhecidas (tomadas como premissas) uma nova que deles decorre necessariamente por nela estar de algum modo contida (a conclusão).
A dedução é caracterizada pelo facto de