Leis da Termodinâmica e suas aplicações
Introdução
Neste trabalho iremos abordar a principais leis da termodinâmica e as suas aplicações.
A termodinâmica é um ramo da física que estuda como as variações de pressão, temperatura e volume interferem num sistema físico. A história deste ramo da física encontra-se ligada ao desenvolvimento da mecânica clássica, a mecânica quântica, do magnetismo e da cinética química.
O estudo deste ramo da física começou principalmente no século XVII. Galileu Galilei utilizou um tubo com água e ar, criando um termómetro, este funcionava da seguinte forma: quando a pressão exterior aumentava, o ar dentro do tubo dilatava, e em consequência o nível da água dentro do tubo aumentava. Após esta descoberta surgiu o termómetro florentino, que funcionava com base na anterior explicação, mas neste, dentro do tubo existia, para além de água, bolas, sempre que existia uma variação da temperatura ocorria a elevação das bolas.
Em 1650, o alemão Otto von Guerick construi a primeira bomba de vácuo, a partir daqui Robert Boyle e Robert Hooke contruíram uma bomba de ar, com esta perceberam que a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais:
Nesta altura o ar era considerado um sistema de moléculas em movimento, como tal quando a Robert Boyle publicou a sua descoberta ela apena falava de um conceito mecânico. Em 1679, Denis Papin construiu um digestor de vapor, que consistia num recipiente fechado com uma tampa hermética. Com os conhecimentos de Papin, o engenheiro Thomas Savery construiu a primeira máquina a vapor, isso marca o início da termodinâmica moderna.
Leis da Termodinâmica
A Termodinâmica é a Física que estuda os efeitos da mudança de temperatura, volume e pressão. A termodinâmica procura explicar os mecanismos de transferência de energia térmica onde estes realizam algum tipo de trabalho. Ela não trabalha com modelos da microestrutura da substância e tão pouco é capaz de fornecer detalhes desse tipo de estrutura, mas uma vez que