Leis da persepçaõ
Para interpretar a informação dos estímulos captados pela visão, o homem serve-sede algumas estratégicas, como a:
Tendência à estrutura: o individuo é levado, de uma forma natural, a organizar ou estruturar os diferentes elementos que parecem no seu campo de estimulações. Essa estrutura pode ser feita de 2 formas:
- Pelas semelhanças á estrutura: os elementos visuais que têm cor,forma ou textura semelhantes,são vistos como pertencentes de uma mesma estrutura.
- Pelas proximidades: quando mais próximo, maior a possibilidade de agruparmos os objetos.
Segregação Figura- Funda: O individuo vai percepcionar figuras definidas e salientes que inscrevem em fundos indefinidos e reentrantes.
Pregnância ou Boa – Forma: traduz-se como a qualidade que determina a facilidade com que percepcionamos as formas como as figuras inscritas no fundo. Quando apresentam figuras ou objetos incompletos a tendência é percepcionar como completos. Uma pessoa consegue percepcionar mais fácil as figur4as de boas formas, ou seja figuras simples.
Constância perceptiva: é particularmente, porque graças a ela o mundo apresenta-se com uma relativa estabilidade. Desta forma, pode –se descrever como a capacidade de percepcionar um objeto com seus atributos básicos, independes da variedade sensorial com que ele se apresenta.
De Tamanho: descreve o fato percebido de tamanho de um objeto, esteja ele perto ou longe.
De Forma: refere-se ao fato de percebemos a forma do objeto, independentemente do ângulo que vemos.
Percepção da profundidade e da distancia
Essa percepção vem responder a um complicado problema perceptivo, como percebemos o mundo em 3 dimensões.
Acomodação do cristalino: vai obrigar o cristalino a contrair-se sempre que os objetos se encontrem em uma curta distancia dos olhos, ou a distender-se se esses se encontrem afastados.
Convergência Binocular: é quando a posição relativa das linhas de visão alterasse sempre que olhamos para um objeto