Lei De OHM
George Ohm nasceu em Erlangen, Alemanha em 1789. Trabalhou em diversos experimentos envolvendo a eletricidade, e na maioria, desenvolvia seus próprios experimentos. Em 1827 estabeleceu a relação conhecida ate hoje como lei de Ohm. Ohm faleceu em 6 de julho de 1854 em Munique.
A lei de Ohm afirma que, ao percorrer um resistor (R) a corrente elétrica (I) é diretamente proporcional a tensão.
U: R.I
Onde
U: Representa a Tensão (ddp)
R: A resistência do resistor ao condutor.
I: Corrente elétrica
A resistência (R) é uma constante de proporcionalidade que tem como unidade do SI o ohm em homenagem ao físico George Simon que propôs a lei.
A corrente elétrica grandeza escalar que indica a presença de um fluxo de cargas elétricas num determinado material. é formada quando há uma diferença de potencial (ddp) em um fio condutor. Sua intensidade é dada em ampère.
Corrente elétrica
Corrente elétrica é uma grandeza escalar que indica a presença de um fluxo de cargas elétricas num determinado material. A intensidade da corrente elétrica é dada em ampère já que está relaciona a quantidade de cargas elétricas que se movem num material em um determinado intervalo de tempo:
Resistores
São elementos de circuito que consomem energia elétrica, convertendo-a em energia térmica. Os resistores quando percorridos por corrente elétrica, dissipam energia elétrica, essa energia dissipada é transformada em energia térmica. Essa conversão de energia é chamada de efeito joule. Nas linhas de transmissão de energia elétrica essa conversão é indesejável, no entanto, nos ferros elétricos e nos aquecedores, por exemplo, essa transformação é importante para o cotidiano. Os resistores possuem diferentes valores de resistências e nos circuitos elétricos os resistores são representados da seguinte forma:
Tensão
Tensão elétrica, ou diferença de potencial (ddp), é uma força responsável pelo deslocamento de cargas elétricas nos