Criptografia e seguran a
INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje com a conectividade e interação com dados na web, é imprescindível a preocupação com os dados trafegando na rede, cada dia mais as fraudes, espionagens e hackeamentos estão se tornando mais comum e difícil de combater.
O objetivo desse estudo em que iremos passar trata-se de metodologias, dicas de criptografia e segurança.
Para alguns professores um componente de um curso desse é um projeto ou um conjunto deles por meio que o aluno seja capaz de por em pratica conceitos aprendidos.
Requisitos de segurança da informação em uma organização passaram por duas mudanças importantes nas últimas décadas. Antes do uso demasiado de equipamentos de processamentos de dados a segurança da informação já era muito valiosa para uma organização, e era fornecida por meios físicos e administrativos.
Um exemplo dos exemplos que eram muito utilizados eram os armários que possuíam fechaduras com segredos, aonde eram armazenados documentos importantes.
Com a crescente tecnologia, foi essencial a criação de soluções automatizadas para serem usadas em computadores e aparelhos eletrônicos etc. Principalmente quando se tratam de dados compartilhados.
Chamamos também de time-sharing, esse tipo de compartilhamento pode acabar sendo altamente vulnerável se não obtivermos as devidas precauções.
Outra mudança importante que atingiu a segurança foi a introdução de sistemas distribuídos e o uso de redes e recursos de comunicação para transmitir dados do terminal e o computados ou comutadores.
As medidas de segurança de rede são necessárias para proteger dados durante a sua trajetória, garantindo integridade para que não se haja perda, alteração ou desvio de dados.
O termo segurança de rede de certa forma não é correto, pois todas as empresas, governos e organizações interconectam seus equipamentos de processamentos de dados com um conjunto de redes interconectadas, este conjunto é conhecido como Inter rede, utilizando-se o