Lei de ohm
Conceitos Básicos
Primeira Lei De Ohm Segunda Lei De Ohm
Goiânia 2010
Fabrício Ferreira Da Costa Lucas Silva Alves
Leis De Ohm
Conceitos Básicos
Primeira Lei De Ohm Segunda Lei De Ohm
Dissertação Para Aprovação Em Disciplina Professor Maurício
Goiânia 2010
Conceitos Básicos
É sabido que a corrente elétrica consiste no movimento ordenado de elétrons e é formada quando há uma diferença de potencial (V) em um fio condutor elétrico. E esse movimento, por sua vez, fica sujeito a uma oposição que é a resistência elétrica que existe nos condutores.
Foi ainda no inicio do século XIX, que o físico alemão Georg Simon Ohm (1787- 1854) descobriu a partir desses conceitos e de outros estudos e experiências duas leis que determinam, até hoje, a resistência elétrica dos condutores. Ficaram conhecidas como Primeira Lei de Ohm e Segunda Lei de Ohm.
Primeira lei de Ohm
Apesar de alguns físicos não a considerarem como lei, porque ela não se aplica a diodos e transistores, ela tem essa denominação por apresentar aplicabilidade aos demais condutores metálicos. Ela consiste na interação de corrente (i) e tensão (V) sob a presença de uma constante que se denomina resistência elétrica (Ω).
Georg Simon Ohm através de seus experimentos constatou que a corrente através de um dispositivo é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada no dispositivo. De acordo com ele o gráfico da corrente pela tensão teria caráter linear e a resistência do condutor seria o coeficiente angular. Sendo assim obtêm o seguinte gráfico.
Gráfico da tensão em função da intensidade da corrente elétrica.
Vale ressaltar que essa equação (V=Ri) é erroneamente denominada expressão da lei de Ohm, na verdade esta é a definição da resistência que por sua vez é embasada na dita “Lei de Ohm”.
A essência da lei de Ohm, portanto é que o gráfico de i contra o V é linear, ou seja, R independe de V.
Uma visão microscópica da Lei de Ohm
Supõe-se que os elétrons de condução em