Lei de Ohm
ENGENHARIA CIVIL
ELETRICIDADE
A LEI DE OHM E POTÊNCIA ELÉTRICA
CAMILA BELLON BOTACIN 1463209
SOFIA CHOI RIGUEIRA 1364405
VICTORIA DALCENO JOSÉ PEDRO 1361384
SCOTHY WALLACE BLEINAT PONCHIO 1363441
VICTOR STOROLI MENA 1362712
19 DE MARÇO DE 2014
OBJETIVOS
1. Verificar a Lei de Ohm
2. Determinar a resistência elétrica, pela medição da d.d.p. e da corrente elétrica
3. Levantar a curva V x I
4. Levantar a curva de potência P x I
5. Verificar o efeito Joule
Assim, o objetivo do experimento é estabelecer relações entre corrente elétrica, resistência, tensão e potência num circuito elétrico seguindo a teoria sobre a Lei de Ohm.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
A lei de Ohm tem esse nome em homensagem ao seu criador, Georg Simon Ohm. Ela basicamente prevê que a tensão elétrica exercida entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica no condutor.
A lei de Ohm está relacionada em diversos objetos que utilizamos no dia a dia. Muitas vezes nem percebemos que no chuveiro, ferro e passar e forno elétricos, por exemplo, há um circuito simples, porém bastante funcional, com o objetivo de produzir calor. Nestes objetos, há um fluxo de elétrons que percorre um circuito, causando uma diferença de potencial entre dois pontos. É isso que faz com que os objetos fiquem aquecidos.
Quando se aplica uma tensão U em um condutor elétrico fechado, é criada automaticamente uma corrente elétrica I. Quando se aumenta a tensão ou a corrente elétrica no circuito, há uma constante denominada Resistência Elétrica, que mede a proporção de uma em relação à outra. A unidade de medida da Resistência elétrica é o Ohm (Ω).
Todos os objetos que usamos que necessitam de energia elétrica possuem resistência, portanto, todos transformam energia elétrica em energia térmica.
Quando um chuveiro é ligado e água sai quente, sem utilizar aquecimento a gás, o que está por trás disso nada mais é do que a transformação da