etica
Passo 1
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
A avaliação do desempenho é um processo de apreciação sistemática do desempenho dos trabalhadores no exercício das suas funções que contribui para o seu desenvolvimento futuro. É um processo pelo qual a organização identifica em que medida o desempenho de cada trabalhador contribui para satisfazer os objetivos estratégicos e atingir os resultados da organização.
Seu caráter é fundamentalmente orientativo, uma vez que redireciona os desvios, aponta para as dificuldades e promove incentivos em relação aos pontos fortes.
A avaliação deve ocorrer todos os dias e não apenas em momentos formais. O esforço individual é direcionado pelas capacidades e habilidades do indivíduo e pelas percepções que ele tem do papel a desempenhar e função do valor de as recompensas dependerem do esforço.
Na maior parte das vezes, a avaliação do desempenho é responsabilidade de linha e função de staff (consultoria) com a assistência do órgão de ARH. Quem avalia é o superior imediato, que, melhor do que ninguém, tem condições de acompanhar e verificar o desempenho de cada subordinado, diagnosticando com precisão os pontos fortes e fracos.
A avaliação do desempenho proporciona um julgamento sistemático para fundamentar aumento salariais, promoções, transferências e, muitas vezes, demissões de funcionários. Através dela pode-se comunicar aos funcionários como eles estão indo no seu trabalho, sugerindo quais as necessidades de mudanças no comportamento, nas atitudes, habilidades, ou conhecimentos.
Recentemente, mais uma novidade. A avaliação do desemprenho é feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma interação como o avaliado. Participam da avaliação, o chefe, os colegas e parentes, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores, enfim, todas as partes ao redor do avaliado, em uma abrangência de 360 graus. A avaliação é feita pelo entorno é mais rica por produzir diferentes informações vindas de todos os