Lei de ohm
MARCUS RAFAEL OLIVEIRA REIS
THALLIS LEAL ALMEIDA
PEDRO CARVALHO MEDAUAR
UBIARA BEZERRA
ANÁLISE PRÁTICA DE CIRCUITOS
Relatório de trabalho de equipe referente a aula prática de constatação, conhecimento e manuseio de ferramenta vistas em sala de aula para obtenção do 1º/2º crédito da disciplina Eletrotécnica Geral.
ILHÉUS – BAHIA
2009
1. INTRODUÇÃO A relação fundamental entre as grandezas elétricas intensidade da corrente, diferença de potencial e resistência, foi descoberta por Georg Simon Ohm. Tanto a relação, como a unidade de resistência, receberam o seu nome, em homenagem à sua contribuição para a Física. Uma afirmação da lei de Ohm é que a intensidade da corrente que atravessa uma resistência é proporcional à diferença de potencial nos seus terminais. Nesta experiência poderá testar a validade desta lei para diversos circuitos, usando sensores de corrente e voltagem e a sua calculadora gráfica. Estas grandezas podem ser de difícil compreensão, pois não são diretamente observáveis. Para clarificar estes termos, algumas pessoas recorrem a analogias entre os circuitos elétricos e canalizações de água. Contudo, nem a corrente elétrica é um fluído, nem os elétrons se movimentam livremente no circuito: apesar da propagação de energia se dar a velocidades próximas da velocidade da luz, os elétrons avançam lentamente no circuito, apenas alguns milímetros por segundo.
2. OBJETIVOS * Determinar a relação algébrica entre a intensidade da corrente, a diferença de potencial e a resistência, num circuito simples; * Determinar os valores das resistências, a partir da tabela de cores de resistências; * Determinar os valores das resistências, a partir de um multímetro; *