Lei de ohm - relatorio
Autores
Antônio Celso – RA 120286
Mauricio Kiyoshi Sassada – RA 120922
Ricardo Portella – RA 121065
Turma: LF1PPN3
LEI DE OHM
Sorocaba
2013
Objetivo:
Verificação experimental da primeira lei de ohm.
Este trabalho tem como objetivo medir a resistência elétrica dos resistores utilizando o conceito 1ª lei de Ohm
Introdução:
Georg Simon Ohm observou experimentalmente que para alguns materiais, inclusive os metais, que a resistência é constante para grande parte das voltagens aplicadas. Esse comportamento é conhecido como a Primeira Lei de Ohm. Assim, de acordo com os experimentos de Ohm: V=RI
A resistência é a grandeza que determina a corrente devido a uma certa voltagem em circuito simples. Se a resistência aumentar a corrente diminuirá. Se a resistência diminuir a corrente aumentará.
Materiais Utilizados:
- Pilha
- Suporte para pilhas
- Potenciômetro
- Resistores
- Amperímetro (Multímetro digital Minipa – ET 1100A)
- Multímetro (Minipa - ET1110)
Procedimento experimental
Selecionou-se dois resistores cujos valores poderiam ser determinados pelo código de cores ou estejam diretamente apresentado, e escolheu-se um dos resistores selecionados e para montar o circuito conforme a figura abaixo.
Através da variação na resistência elétrica do potenciômetro determinou-se valores de corrente elétrica (I) e tensão elétrica (R) e anotou-se na tabela 1.
Após a utilização do primeiro resistor, repetiu-se os passos anteriores para o outro resistor.
Após o preenchimento da Tabela gerou-se os gráficos 1 e 2 e posteriormente a tabela 2, possibilitando o calculo da porcentagem de erro (Figura 3).
Tratamento de dados:
Discussão de Resultados:
Os resultados obtidos no experimento foram muito próximos ao valor nominal considerando a variação na tensão e na corrente elétrica que ocorria em razão do potenciômetro, alcançamos uma margem de erros baixa em relação ao valor nominal.