lei de newton
Verificar as três leis de newton através do uso de um trilho de ar e medições realizadas por intermédio de um computador.
Fundamentação teórica:
1° Lei de Newton – Lei da Inércia:
Se a resultantes das forças atuantes em um corpo for zero, o mesmo tenderá a permanecer em seu estado de movimento. Se estiver parado o mesmo se manterá em repouso, se estiver em movimento retilíneo com uma dada velocidade, este manterá o movimento sem alteração da velocidade.
Atrito do ar sobre um automóvel a velocidade constante:
Para um automóvel manter-se em velocidade constante, é necessário que haja uma aceleração equivalente ao atrito do ar sobre o mesmo.
2° Lei de Newton –> R=M.A :
Se a resultante das forças atuantes em um corpo for diferente de zero, existira inevitavelmente uma aceleração proporcional a esta resultante.
Aceleração gravitacional e força peso:
A força peso de um corpo M é dada através da sua massa vezes a aceleração gravitacional P=M.G.
3° Lei de Newton – Lei da Ação e Reação:
Para cada ação em um corpo, existe uma força de reação correspondente de mesma natureza, com mesmo módulo e direção, mas de sentido oposto e em corpos diferentes.
Tração:
A força tração é um exemplo da terceira lei de newton, onde uma força gravitacional G atua sobre um determinado corpo, e este aplica uma força de tração sobre o fio que por sua vez, aplica uma força de mesmo módulo e direção, mas de sentido oposto sobre o teto.
Montagem para estudo das Leis de Newton:
Materiais necessários:
Trilho de Ar PASCO com os devidos acessórios. Flutuador e acessórios Massores aferidos e porta-cargas 4 Photogates Interface PASCO 750 Computador com software Data Studio
Procedimento Experimental:
Verificar se o trilho de ar está devidamente nivelado, ligando o compressor e soltando o flutuador, se este manter-se estático, o equipamento está nivelado