PERGUNTA: Qual é o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem do aluno?
1. INTRODUÇÃO
O presente texto busca analisar e compreender o significado e o processo de avaliação no contexto do sistema educacional, refletindo também sobre os conceitos de avaliação e de como ele se faz presente no cotidiano escolar.
Em diversos momentos de nossas vidas estamos promovendo avalições ou sendo avaliados, quando adentramos nas instituições escolares isso não é diferente. A respeito da avaliação que acontece nas escolas nos deparamos com provas e exames que medem os alunos com notas e conceitos que muitas vezes estão desvinculados do conhecimento.
A avaliação quase que em sua maioria é um momento isolado da pratica pedagógica, um exercício simplista de atribuições de notas. A avaliação muitas vezes é utilizada como uma classificação entre os alunos, impondo assim comparações para poder separar os “bons” e “ruins”. Nesta perspectiva a avaliação perde totalmente seu caráter de identificar o processo de conhecimento do educando, suas modificações e suas construções.
O ensinar então se torna um ato de medir, de treinamento e de resultados gerando expectativas nos campos sociais, políticos e culturais, como afirma Luckesi:
O sistema de ensino está interessado nos percentuais de aprovação e reprovação: os pais desejosos para que os filhos avancem nas séries de escolaridade: os professores frequentemente se utilizam da avaliação como elementos motivadores dos alunos por meio da ameaça e os alunos estão sempre na expectativa de virem a ser aprovados ou reprovados, (LUCKESI, 1996, p.17-26).
Os educandos nesta perspectiva são avaliados exclusivamente em função de apreender mais ou menos conhecimento que lhes são transmitidos deixando de se preocupar com verdadeiro aprendizado.
2. DESENVOLVIMENTO
Existem diversos tipos de avaliações onde o professor consegue observar o desenvolvimento do seu aluno, propiciar condições, criar situações e provocações para