Lei de hooke
ENGENHARIA DE RPODUÇÃO
TURMA A - 3º SEMESTRE
Física II
Relatório do trabalho em laboratório
“Lei de Hooke” 1º BIMESTRE
Sorocaba
Março/2013
Relatório do trabalho em laboratório
“Lei de Hooke” Experimento é realizado visando a Lei de Hooke, utilizando duas molas e três pesos em dois modos de associação (séries e paralelas). Tendo como objetivo este trabalho encontrar a constante elástica da mola, para estas duas associações. E foi verificado que as molas associadas em série apresentaram força elástica menor de que as que estavam associadas em paralelo.
Introdução
Trabalho referente ao estudo da Lei de Hooke, que tem como objetivo verificar e analisar a força de uma mola quando esticada em uma distância x, a partir de uma posição em que está frouxa, a força que ela exerce é dada por, F = k. x, onde a constante k, chamada de constante elástica da mola, é uma medida da dureza da mola. Um valor de x significa que a mola foi comprimida de uma distância |x| a partir da posição em que esta frouxa. Esta mesma lei descreve muito precisamente o comportamento de muitas molas, desde que o deslocamento não seja muito grande. O valor de k é uma medida da rigidez da mola. Portanto, o objetivo deste trabalho é encontrar a constante elástica da mola, para as associações em séries e paralelos, utilizando a Lei de Hooke.
Material e Métodos Duas molas: Base com uma régua; Três pesos de massas equivalentes à M1= 22,93g; M2= 49,80g e M3= 50,01g
Foi posicionado uma mola na base com régua, daí foi medido a posição inicial Xo sem peso algum na mola, logo, foi adicionado três pesos, obtendo diferentes comprimentos, respectivamente. Este procedimento foi utilizado para as associações em séries e paralelos, utilizando os mesmos pesos e obtendo diferentes comprimentos.
Resultados e Discussões