Lei de hooke
1.1 Lei de Hooke
A lei de Hooke consiste basicamente na consideração de que uma mola possui uma constante elástica k. Esta constante é obedecida até um certo limite, onde a deformação da mola em questão se torna permanente. Dentro do limite onde a lei de Hooke é válida, a mola pode ser comprimida ou elongada, retornando a uma mesma posição de equilíbrio. Analiticamente, a lei de Hooke é dada pela equação: F = -k.x Neste caso, temos uma constante de proporcionalidade k e a variável independente x. A partir da equação pode se concluir que a força é negativa, ou seja, oposta a força aplicada. Segue que, quanto maior a elongação, maior é a intensidade desta força, oposta a força aplicada.
1.2 Dinamômetros
O dinamômetro de mola é constituído de uma mola helicoidal, tendo na sua extremidade superior um cursor que desliza sobre uma escala previamente graduada quando o dinamômetro é calibrado. Na outra extremidade da mola é aplicada a força (F) que se quer medir.
O dinamômetro funciona baseado na Lei de Hooke.Quando a deformação (x) da mola é elástica, cessando a ação da força (F) que produziu a deformação, a mola volta à posição inicial devido à ação da força elástica (Fel) intrínseca à mola.
Figura 1 - Dinamômetro
2. OBJETIVOS
- Verificar a lei de Hooke;
- Construir um dinamômetro;
- Determinar a força de um corpo desconhecido;
3. MATERIAL E MÉTODOS
3.1 – Materiais
a) Mola helicoidal;
b) 01 Suporte Universal (haste);
c) Porta-peso;
d) 01 Conjunto de pesos;
e) 01 Régua graduada;
f) 01 Tripé;
g) Noz com gancho;
h) Dinamômetro.
3.2 – Métodos
- Para medir forças, um dos instrumentos utilizados será a mola, que ficará suspensa no suporte universal.
- Antes de iniciar o procedimento é preciso anotar o comprimento inicial da mola (ou seja, suspensa e sem acréscimo de um segundo corpo).
- Medido o comprimento inicial será utilizado o porta peso para acrescentar sucessivamente massas diferentes.
- Para cada massa acrescentada é anotada a