Lei de Hooke
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
TURMA:12_309
EXPERIMENTO Nº 5 – LEI DE HOOKE
Leandra Lacerda
Santa Maria, 30 de outubro de 2014
Introdução teórica:
A Lei de Hooke é a lei está relacionada com a elasticidade dos corpos, é usada para calcular a deformação da força exercida por um corpo. Em 1660 o físico inglês Robert Hooke, observando o comportameto mecânico de uma mola descobriu que as deformações elásticas seguem uma lei muito simples. Através de vários experimentos e tentativas Hooke descobriu que quanto maior fosse a força(peso) de um corpo suspenso preso em uma extremidade da mola, maior seria a deformação sofrida por ela, baseado nisso notou que havia sempre uma proporcionalidade entre força deformante e a deformação elástica produzida, a partir disto pôde concluir sua prática resultando na equação abaixo:
F = k.Δx
Onde F é a força deformante medida em Newtons, K representa a constante elástica, a qual depende principamente da natureza do material de fabricação da mola e suas dimenções, medida em Newton/metro e Δx que representa a deformação da mola(elongação), medida em metros.
A expressão vetorial da equação de Hooke é acompanhada de um sinal negativo para informar que o vetor Força elástica(Fel), possui sentido oposto ao vetor deformação(vetor força aplicada), isto é possui sentido oposto à deformação, sendo a força elástica considerada uma força restauradora.
W = - Fel
Fel = - k.Δx
W = k.Δx
Material utilizado:
Uma mola.
Um conjunto de pesos.
Um suporte para mola, com régua graduada em “mm”
Procedimento experimental:
O experimento foi realizado individualmente, cada aluno tinha em mãos os materiais necessários e um roteiro a ser seguido. As molas foram escolhidas aleatóriamente e se deu inicio ao experimento.
Começamos seguindo uma tabela a qual sugeria o peso a ser suspenso na mola: 10g, 20g 30g, 40g, 50g e 60g respectivamente, os resultados da deformação em