Lei de hooke
LEI DE HOOKE
Andre Luis
Elaine Cristina
Luis Gustavo
Sabrina Bueno
Experimento 1 – realizado em 21-08-2011
Experimento 2 – realizado em 28-08-2011
Experimento 3 – realizado em 4-09-2011
Santa Barbara d’ O este 11 de setembro de 2011
Resumo:
No experimento proposto sobre a Lei de Hooke será possível determinar a constante elástica da mola em três sistemas diferentes: mola unitária, molas em paralelo e em série.
Ao verificar que a mola encontra-se em seu estado relaxado posicionamos diferentes blocos de massas que aplicaram uma força (F) deformadora sobre a mola estudada, podendo assim observar sua elongação ∆L(m). Tal elongação proporcionara uma variação onde, os dados obtidos, terão sua aplicação de forma adequada, em F(N) e ∆L(m), através da representação gráfica dos dados obtidos. A partir da equação da reta, será calculada a constante elástica da mola.
Introdução: * Objetivo do experimento:
- Experimento 1: Determinação da constante elástica de uma mola.
- Experimento 2: Determinação da constante elástica de um sistema de duas mola montadas em paralelo.
- Experimento 3: Determinação da constante elástica de um sistema de duas mola montadas em série. * Conceitos Teóricos:
Lei de Hooke: A lei de Hooke é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante da mola ou do corpo que sofrerá deformação, representada na equação 1.
Equação 1: onde,
F= Força (Newton)
K= Constante elástica (Newton/metro)
ΔL = Elongação (Metros)
Em gráfico : O gráfico obtido no experimento é uma reta.
O gráfico auxilia no calculo da constante elástica através da equação geral da reta (equação2), que e representada pelo coeficiente angular da reta, calculado pela equação 3:
Equação 2: y = a + bx