lei de hooke
Apresenta a importância da regressão de dados, e como ela pode influenciar o resultado de uma analise de um processo. Mostra também como utilizar o software ORING para criação de gráficos e equações, o programa importa dados de instrumentos de medida, processa-os estaticamente, tais como estática descritiva e regressão, ajusta os dados experimentais de modo a evidenciar as características do fenômeno observado e procura a melhor curva que apresenta os dados coletado assim como uma alta precisão.
DESENVOLVIMENTO TEORICO
Análise de regressão é uma metodologia estatística que utiliza a relação entre duas ou mais variáveis quantitativas (ou qualitativas) de tal forma que uma variável pode ser predita a partir da outra ou outras.
A regressão de dados é um mecanismo que nos permite analisar dados referentes a alguma experiência ou determinar processo. Através dessa analise podemos verificar e confirmar se o processo esta caminhado dentro da precisão a qual precisamos.
A regressão polinomial apresenta-se como uma ferramenta importante na identificação e modelagem da relação entre variáveis. A sua utilização é cada vez mais frequente e necessária em pesquisas e outras aplicações. Partindo dessa necessidade, foi desenvolvida uma biblioteca em linguagem C que objetiva facilitar a análise de regressão polinomial. Modelo utiliza o método dos mínimos quadrados para estimar os parâmetros da regressão. O sistema de equações decorrente dessa estimação é solucionado através método da Eliminação de Gauss com estratégia de pivoteamento completo. O programa ORIGIN tem como embasamento a coleta de dados para a montagem dos gráficos. Fazendo a construção do gráfico com os dados obtidos no processo podemos adequar esses pontos a uma função que apresenta uma precisão alta, mas com uma função complexa, que talvez na pratica sem a ajuda do software dificilmente seria obtida. O programa permite também que você faça analise dos dados para obter deles