Lei de hook
Sumário ---------------------------------------------------- 3
Fundamentos Teóricos ---------------------------------------------------- 4
Procedimento Experimental ---------------------------------------------------- 5
Apresentação de Resultados ---------------------------------------------------- 7
Discussão de Resultados ---------------------------------------------------- 9
Conclusões ---------------------------------------------------- 10
Anexos ---------------------------------------------------- 11
Sumário:
O nosso objectivo neste trabalho de laboratório é compreender a Lei de Hooke, determinando a constante elástica de duas molas do mesmo material e relacionando a constante elástica e a espessura do fio e o diâmetro do enrolamento.
Fundamentos Teóricos:
Estando uma mola no seu estado de equilíbrio e sendo uma extremidade mantida fixa, aplicamos uma força(F) à sua extremidade livre, observando certa deformação. Ao observar esse facto, Hooke estabeleceu uma lei, a Lei de Hooke, relacionando Força Elástica(Fel), reacção da força aplicada, e deformação da mola (δx): "A intensidade da Força elástica (Fel) é directamente proporcional à deformação (δx)". Matematicamente, temos: Fel=-k.δx, onde k é uma constante positiva denominada Constante Elástica da mola, com unidade no S.I. de N/m. A constante elástica da mola traduz a rigidez da mola, ou seja, representa uma medida da sua rigidez. Quanto maior for a constante elástica da mola, maior será sua rigidez.
É importante ressaltar que o sinal negativo observado na expressão vectorial da Lei de Hooke, significa que o vector Força Elástica (Fel), possui sentido oposto ao vector deformação, isto é, possui sentido oposto à deformação, sendo a força elástica considerada uma força restauradora. A lei de Hooke pode ser utilizada desde que o limite elástico do material não seja excedido. O comportamento elástico dos materiais segue o regime elástico na