Lei de Hook
RELATÓRIO DE FÍSICA
“Lei de Hooke”
Disciplina: Física I
André Fernandes de Oliveira RGM 11132101076
Felipe Ribeiro RGM 11132101142
Renata de Goes França RGM 11132501910
Prof. Fred Gusmão
SUMÁRIO
OBJETIVO
Analisar o comportamento da mola bem como aferição das medidas de deslocamento linear, ocasionadas pela aplicação de forças. Com enfoque de determinar a constante elástica(K) da mola, sendo ela de forma helicoidal, tomando sua massa desprezível em relação a um corpo de prova (M).
MATERIAL UTILIZADO
1. Fixador para pendurar mola;
2. Régua milimetrada;
3. Molas;
4. Massas aferidas com gancho;
INTRODUÇÃO
Nesta parte do nosso roteiro fizemos experimentos para determinar a constante elástica de uma mola. Este experimento visa à análise experimental da Lei de Hooke através do uso de molas e pesos em diversos modos de associação. Tal lei pode ser comprovada pela variação linear obtida das medições (distensão da mola) com o aumento dos pesos. Para isto montamos um equipamento que continha um suporte de fixação, régua milimetrada e a mola em questão. Era medido o comprimento inicial da mola, o comprimento final, e depois era retirado o peso e feita uma análise para ver se houve deformação na mola. Por último foi feito os devidos cálculos que eram necessários.
Lei de Hooke
A lei física que determina a elasticidade de corpos, onde é calculada a deformação proveniente de uma força aplicada sobre corpos. Tal que essa força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu estado inicial vezes a característica do corpo ou da mola que sofrera deformação.
L
No S.I sistema internacional, F