Lei de Dalton - HO e H2O
John Dalton propôs a teoria atômica em 1803, sugeriu que a interpretação de cada elemento fosse constituída por uma única espécie de átomos. Em uma reação química, os átomos de diferentes elementos poderiam combinar-se para formar moléculas (chamadas por Dalton de ‘átomos compostos’), que seriam a menor unidade de substância composta. Para Dalton, um átomo de hidrogênio combinava-se com um átomo de oxigênio para formar a molécula de água – que teria a formula HO.
Dalton concluiu que compostos químicos são formados de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa, e levando em consideração as leis de conservação de massa de Lavoisier e das proporções definidas de Proust elaborou a lei de proporções multiplas que diziam:
“Quando dois elementos se combinam para formar mais de um composto, se a massa de um deles permanecer constante, a do outro vai variar numa relação de números inteiros e pequenos.” No entanto a sua proposição estava errada ao estabelecer que o composto mais simples formado entre dois elementos A e B seriam o de proporção 1:1. Isso acontecia porque ele acreditava que os gases eram formados por um único átomo, como H, Cl, O e não H2, Cl2, O2.
Dalton efetuou cálculos de massa atómica para vários elementos, tendo como ponto de referência a massa do hidrogénio, que ele estabeleceu ser a unidade (1). No entanto estes cálculos eram empíricos, baseados exclusivamente na fórmula química das substâncias, mas não em experiências concretas. Este fato levou a conclusões erradas. Por exemplo, Dalton considerava a composição da água como sendo do tipo 1:1, ou seja, que uma molécula de água era constituída por um átomo de hidrogênio e um átomo de oxigênio (HO). Considerando a massa atômica do hidrogénio(H) igual a 1, a massa do oxigénio(O) seria 8. No entanto a massa atômica relativa do oxigénio é 16 (porque uma molécula de água possui 2 átomos de hidrogénio e 1 de oxigénio).
Dalton classificou a água como um composto