Lei da vacina obrigatoria
Aturdida: desorientada, confusa.
Estopim: elemento desencadeador de uma série de acontecimentos.
Barricada: barreira feita com barricas, carros, portas, moveis, etc., para obstruir uma rua ou calçada.
Prorromper: manifestar-se de repente.
Doc 1 – Os fatos
“Cheio de apreensões e receios despontou o dia de ontem. [...] As arandelas do gás, tombadas, atravessavam-se nas ruas; [...] os vidros fragmentados brilhavam na calçada; paralelepípedos revolvidos, que serviam de projéteis para essas depredações, coalhavam a via púplica; em todos os pontos, destroços de bondes quebrados e incendiados, portas arrancadas, colchões, latas, montes de pedras mostravam os vestígios das barricadas feitas pela multidão agitada. [...] Muito cedo tiveram inicio os tumultos e as depredações [...] . Pela rua Senhor dos Passos, às 7 horas, numeroso grupo de mais de quinhentas pessoas desceu em direção à praça da República, prorrompendo em gritos hostis à política e à vacinação obrigatória e assaltando os bondes [...]. Foi grande o tiroteio que se travou, caindo logo ao chão, feridas e ensanguentadas, diversas pessoas.”
1) Pouco depois da aprovação da Lei da Vacina Obrigatória, a Revista da Semana trazia essa foto mostrando um bonde virado na Praça da República, no Rio de Janeiro, durante a Revolta da Vacina (novembro de 1904) A) O que motivou essa revolta? B) Qual foi a atitude do governo diante desse movimento popular?
Doc 2 – Expulsão dos pobres
2) Entre 1903 e 1906, o Rio de Janeiro passou por uma ampla reforma urbana, O desenho “Descendo o Castelo”, em 1905 (abaixo), refere-se ao morro do Castelo, arrasado para dar lugar à avenida Central, hoje avenida Rio Branco (foto do início do século XX, acima). Foi também nessa época que surgiram muitas favelas.
Foto do início do século XX, acima).
“Descendo o Castelo”, em