Lei da Imagem
O cineasta Steven Spielberg e o ator Tom Hanks produziram uma série de televisão, chamada Band of Brothers, (Companhia de heróis), baseada no libro de mesmo título do historiador Stephen Ambrose. Conta a história da Companhia Easy, um grupo de paraquedistas da 101ª Divisão Aerotransportada que combateu na Segunda Guerra Mundial.
A história da Companhia Easy, é um grande estudo de liderança, pois os vários sargentos, tenentes e capitães que comandaram os homens tinham diferentes estilos de liderança, bons e ruins. Quando a liderança foi boa, fez diferença, não apenas no modo como os soldados atuavam, mas no resultado das batalhas e, por fim, da guerra.
A IMAGEM ERRADA
Diferentes estilos de liderança foram apresentados. Herbert Sobel, foi apresentado como um líder brutal e autocrata com tendências sádicas. Ele tratava os homens de forma mais dura que qualquer outro comandante da companhia. Ele cancelava passes arbitrariamente e impunha punições.
Sobel tratava os homens sem misericórdia, o que estava certo, já que ele os preparava para o combate. Mas ele não exigia o mesmo de si, mal conseguindo passar nos testes físicos exigidos dos paraquedistas. Também não demostrava o mesmo grau de competência que exigia de todos os outros.
Quando a Companhia Easy começou a se preparar para a invasão da Normandia, muitos homens faziam apostas para saber qual deles atiraria em Sobel quando entrassem em combate. Felizmente, Sobel foi afastado do posto de comandante da companhia e transferido antes que estrassem em combate.
OUTRA IMAGEM RUIM
Naquela época, um pelotão da Companhia Easy era comandado pelo tenente Dike, um líder com conexões políticas, mas sem experiência anterior de combate. O estilo de liderança de Dike era evitar seus homens, recusar-se a tomar decisões e desaparecer por longos períodos para “dar uma volta”, inclusive quando ele era mais necessário. Nenhum dos homens o respeitava. E quando Dike