lei da conservação das massas
Textos literários
O conto é, sobretudo, uma narrativa curta, centrada em uma determinada situação, escrita em uma sequência linear. É um gênero textual em que os fatos narrados são criados pela imaginação do autor. Apresenta três momentos bem definidos: um estado inicial de equilíbrio; o aparecimento de um problema gerando as ações dos personagens e a solução, ou não, desse problema. Confira mais algumas das características desse gênero proveniente da tradição oral.
Poesias são textos em que a linguagem pode ser elevada ao nível da arte. Embora textos em prosa também possam apresentar a linguagem em uso artístico, é na poesia, principalmente, que essa manifestação da linguagem pode tocar os sentimentos do leitor, emocionando-o. Nesse gênero textual cada palavra tem seu papel não apenas por seu significado, mas por seu ritmo, pela sua sonoridade, pela forma como se relaciona com as outras palavras e, modernamente, até mesmo pelo seu aspecto visual.
A fábula é uma narrativa curta com uma linguagem simples, criada para criticar os costumes e o comportamento das pessoas. Apresenta geralmente animais como protagonistas e uma estrutura relativamente fixa, que contém situação inicial, obstáculo, tentativa de solução, situação final e por último uma moral. Essa “moral” sintetiza o ensinamento que a história deseja comunicar. Por se tratar de um gênero transmitido oralmente, as fábulas costumam ter muitas versões.
A palavra crônica é derivada do latim chronica e do grego Khrónos (deus grego do tempo).