Legislaçõa
A partir das expedições do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, muitas sesmarias foram sendo concedidas na região de Campinas, aí estabelecendo, com o passar dos tempos, várias pousadas de tropeiros. Nessa região, surgiu a Fazenda do Funil, integrada por cinco antigas glebas que foram sucessivamente se agregando.Em fins do século XIX, a Fazenda do Funil, sofreu um desmembramento que constituiu a Fazenda São Bento, onde os colonos e imigrantes cultivavam o algodão, em larga escala. Para escoar a produção agrícola local foi construída, em 1906, a Estrada de Ferro Funilense, que instalou uma estação na Fazenda São Bento.A estação recebeu o nome de José Paulino, em homenagem ao Coronel José Paulinio Nogueira, grande agricultor campinense, que se destacou por suas atividades filantrópicas durante a epidemia da Febre Amarela na sua cidade natal.Passou então o povoado a ser conhecido por José Paulino até que, por decisão do Governo Federal, denominou-se Paulínia.Um marco importante no desenvolvimento de Paulínia, foi a instalação da Rhodia S/A., em 1942, que comprou a Fazenda São Francisco e iniciou a produção de cana-de-açúcar na região e a instalação de uma usina para destilação de álcool.A partir de 1966, começaram os estudos para instalar em seu território uma refinaria de Petróleo, a REPLAN - Refinaria do Planalto. Outras indústrias ligadas ao ramo petroquímico então se instalaram em Paulínia, diversificando seu parque industrial e desencadeando o deslocamento do setor primário para atividades urbanas.
Distrito criado com a denominação de Paulínia, por Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, no Município de Campinas.
No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei, para vigorar em 1945-1948, o Distrito de Paulínia figura no Município de Campinas,assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.Elevado à categoria de