Leandro Lemos
A principal tecnologia utilizada na construção de redes sem fio de baixo custo é, atualmente, a família de protocolos 802.11, também conhecida entre muitos como Wi-Fi. A família 802.11 de protocolos de transmissão por rádio
(802.11a, 802.11b e 802.11g) tem incrível popularidade nos Estados Unidos e
Europa. Através da implementação de um conjunto comum de protocolos, os fabricantes de todo o mundo conseguiram construir equipamentos altamente interoperáveis. Esta decisão provou ser significativa para a rápida expansão da indústria e consumidores da tecnologia, que podem utilizar um equipamento que implemente o protocolo 802.11 sem temer a prisão a um determinado fornecedor. Como resultado, os consumidores são capazes de comprar equipamentos de baixo custo em um volume que tem beneficiado os fabricantes.
Caso os fabricantes tivessem optado por implementar, cada um, protocolos proprietários, as redes sem fio não seriam tão baratas e ubíquas (onipresentes) como nos dias de hoje.
Mesmo que novos protocolos, tais como o 802.16 (também conhecido como
WiMax), venham a resolver alguns problemas difíceis atualmente observados com o 802.11, eles ainda têm um longo caminho a percorrer até que alcancem os pontos de popularidade de preço dos equipamentos 802.11. Como os equipamentos que suportam WiMax estão apenas começando a tornar-se disponíveis enquanto este livro é escrito, nosso foco principal se manterá na família 802.11.
São muitos os protocolos da família 802.11, nem todos diretamente relacionados ao próprio protocolo de rádio. Os três padrões wireless atualmente implementados nos equipamentos fáceis de serem encontrados são:
• 802.11b. Aprovado pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics
Engineers, Inc.) no dia 16 de setembro de 1999, o 802.11b é provavelmente o protocolo de rede sem fio mais utilizado atualmente.
Milhões de dispositivos com suporte a ele foram vendidos desde 1999.