Le déjeuner sur l'herbe de Édouard Manet
A sensual e provocatória posição da modelo nua perante dois homens completamente vestidos retratados na pintura Le déjeuner sur l'herbe ("O Almoço sobre a relva", em português) de Édouard Manet, provocou o escândalo da sociedade ao ser exibida no Salon des Refusés, no ano de 1863. Trata-se de uma pintura a óleo sobre tela, criada em 1862 e 1863. Atualmente, o quadro está exposto nas paredes do Museu de Orsay, em Paris.
Anos após a sua criação, o quadro de Manet inspirou a criação de diversas obras de outros artistas:
• Claude Monet incluiu num retrato de Gustave Courbet a sua versão de Le déjeuner sur l'herbe em 1865-1866.
• O quadro também inspirou, em 1959, Bow Wow Wow, um grupo de pop rock, para a criação da capa do disco O Último dos Moicanos.
• A pintura de Manet inspirou Picasso na criação de 27 pinturas, 140 desenhos, 3 lino-gravuras e maquetas de papelão para escultura, realizadas entre 1949 e 1962.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Le_d%C3%A9jeuner_sur_l'herbe
Henri Matisse foi um artista francês, conhecido pelo seu uso da cor e pelo seu modo de desenhar fluído e original. Foi um desenhista, gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor.
Matisse é considerado, juntamente com Picasso e Marcel Duchamp, como um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura.
No começo da sua carreira artística seguiu um estilo tradicional. A partir de 1907, passou a seguir o Fauvismo, sendo um dos seus principais representantes. Nas suas obras, Matisse utilizava a cor como destaque principal, procurando simplificar ao máximo todos os detalhes.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Matisse
http://www.suapesquisa.com/biografias/henri_matisse.htm