lbrs ed inf
Para dar início ao trabalho trarei aqui uma breve explicação acerca do papel do educador infantil, a primeira baseada no catálogo de graduação da Universidade Federal de Viçosa:
O Educador Infantil capacitado atende as exigências da Legislação complementando a ação da família e da sociedade no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Estes profissionais podem educar e cuidar de forma indissociável da criança na faixa etária de zero a seis anos e levando em conta o grau de desenvolvimento da criança, a diversidade social e cultural e os conhecimentos que será passado.
E está que teve como base o site Infoescola:
O Educador Infantil tem a finalidade de desenvolver com a criança os seguintes trabalhos: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, ciências, sociedade e matemática. Com o objetivo de desenvolver algumas capacidades, como: ampliar relações sociais na interação com outras crianças e adultos, conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas, utilizar diferentes linguagens para se comunicar, entre outros.
Depois de analisar todas as formas de aprendizagem e desenvolvimento, escolhi utilizar como foco nesse trabalho o alfabeto, por considerá-lo uma etapa crucial para as crianças nos anos iniciais começarem a aprender como formar palavras e dar nome às coisas. Além do alfabeto, mostrei figuras diversas que a letra inicial se associe com a aprendida no alfabeto.
O surdo tem dificuldade de inclusão social. Muitas crianças surdas não têm acesso à educação adequada, podendo ser excluídas de algumas atividades.
Garantir o acesso à língua de sinais é garantir o conhecimento à linguagem e adquirir culturas e valores. A criança surda precisa interagir com várias pessoas que usam LIBRAS e ter acesso a LIBRAS para constituir sua linguagem e sua identidade emocional e social. Como objetivo tenho:
Interação dos surdos com ouvintes;
Interação dos surdos com surdos;
Educação aos surdos;