Lazer e Recreação
“Um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se ou entreter-se ou, ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação voluntária ou sua livre capacidade criadora.”
(Dumazedier, Lazer e Cultura Popular, pág 34)
“...ocupação não obrigatória, livre escolha do indivíduo que a vive, e cujos valores propiciam condições de recuperação psicossomática e de desenvolvimento pessoal e social.”
(Requixa, Sugestões de diretrizes para uma política nacional de lazer, pág.35)
Propriedades necessárias para a concretização de uma atividade de lazer
Escolha Pessoal
Existe um grau maior de liberdade de escolha no lazer do que em outras situações como opções, dentro do trabalho por exemplo
Gratuidade
Quando pode-se melhor executar o fazer-por –fazer não necessitando haver um retorno financeiro ou um valor a pagar
Prazer
Resume-se na busca principal quando na realização de uma atividade de lazer, mesmo que exija um esforço inicial para obtê-lo.
Liberação
Reflete-se na compensação por alguma atividade como o trabalho imposto, substituindo a fadiga e repondo as energias para o retorno a rotina de sua vida social.
Classificação dos Interesses do Lazer
Físicos
O desejo de exercitar-se fisicamente, de colocar-se em forma, é o denominador comum destas atividades. O interesse estético, ou contemplação da natureza e das pessoas nas caminhadas ou ainda o interesse associativo.
Práticos ou Manuais
Entendem-se as atividades ligadas ao prazer de manipular, explorar e transformar a natureza. Representa-se desde lavar o carro o tricô ou ainda no conserta e desmonta para consertar engenhocas e aparelhos.
Artísticos
O lazer manual é uma fonte de expressão artística, mas não para todos. O artístico ressalta a busca pelo imaginário, do sonho, do encantamento, do belo, do fazer-de-conta.
Intelectuais
Tudo na vida é fonte de conhecimento, de informação, de