Layout
TALITA SILVEIRA DA ROSA
RESUMO: O texto a seguir fala sobre os tipos de layout, que uma empresa pode usar para a sua arrumação e, por conseguinte ajudar em solucionar problemas de produção, posicionamento de máquinas, equipamentos e pessoal tendo como objetivo facilitar sempre o processo produtivo.
Palavras-Chave: Organização. Processo. Tempo
INTRODUÇÃO
Layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, tendo sempre como objetivo de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias-primas. O projeto de layout é importante porque com ele pode-se:
- Tornar melhor possível as condições de trabalho das pessoas nas diversas áreas organizacionais.
- Tornar mais simples os fluxos de fabricação ou de tramitação de processos.
- Racionalizar a disposição física dos postos de trabalho, aproveitando todo o espaço útil disponível.
- Minimizar a movimentação de pessoas, produtos, materiais e documentos dentro do ambiente de trabalho. Sendo assim, são de grande importância, em unidades industriais, seus produtos e o regime de produção, e no de organizações públicas, a origem do trabalho, seu volume e o fluxo de papéis.
LAYOUT
O Layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo, além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias-primas. (CURY; 2007, p.396)
Tipos de Layout
De acordo com Cury (2007), os principais objetivos do Layout, são:
- Aperfeiçoar as condições de trabalho do pessoal, nas diversas unidades organizacionais.
- Tornar mais simples os fluxos de fabricação ou de tramitação de processos.
- Racionalizar a disposição física dos postos de