Layout
Implantação de layout tipo “U” na linha de produção de uma empresa de pequeno porte
Fernando de Oliveira Lemos (UFRGS) ferlemos@ppgep.ufrgs.br
Flávio Sanson Fogliatto (UFRGS) ffogliatto@ppgep.ufrgs.br
Resumo
A proposta deste artigo é aplicar princípios do Sistema Toyota de Produção (STP), em particular estudos de layout associados à manufatura celular, na eliminação de perdas encontradas na linha de produção de uma empresa de pequeno porte. Para atingir esse objetivo, analisa-se a implantação de um layout tipo “U” em uma empresa que produz enceradeiras industriais. Foram levantados indicadores de desempenho da implementação do novo layout para comparação com a situação inicial. Através desses indicadores, obteve-se uma validação empírica dos benefícios gerados pela implementação do novo layout, bem como de sua importância na eliminação de perdas por transportes, movimentações, esperas e estoques. Palavras chave: Layout tipo “U”, manufatura celular, Sistema Toyota de Produção (STP).
1. Introdução
Em um ambiente de crescente pressão por resultados positivos, racionalização e aprimoramento de recursos internos, a aplicação dos princípios do Sistema Toyota de
Produção (STP) aparece como um caminho para a obtenção de competitividade.
O STP surgiu após a Segunda Guerra Mundial, na Toyota Motor Company, com o objetivo principal de eliminar custos através da eliminação das perdas, ou seja, atividades que geram custo e não agregam valor ao produto (KARLSSON & AHLSTRÖM, 1996). Os sete tipos de perdas identificados pelo STP são: superprodução, espera, transporte, (inerentes ao) processamento, estoque, movimentação e má-qualidade (SHINGO,1996). Segundo Womack et al. (1990), o STP é hoje conhecido como produção enxuta por usar menos recursos em comparação com a produção em massa.
A produção enxuta combina as vantagens da produção de variedade de produtos