Layout
O que é?
Conforme Cury (2000 p. 386) corresponde ao arranjo dos diferentes pontos de trabalho nos ambiente existentes na organização, envolvendo, além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias-primas.
Para Dias (1993 p 137), “como sendo o arranjo de homens, máquinas e materiais, o layout é a integração do fluxo típico de materiais, da operação dos equipamentos de movimentação, combinados com as características que conferem maior produtividade ao elemento humano, isto para que a armazenagem de determinado produto se processe dentro do padrão de economia e rendimento.”
Toledo Jr (1987 p. 18), é a maneira como homens, máquinas e equipamentos estão dispostos em uma fabrica.”
Importância do layout na atualidade?
De acordo com Gaither e Frazier (2002), os Layouts de instalações atuais são projetados com a meta ultima de produzir produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes. Isto significa que os Layouts devem ser capazes de produzir produtos rapidamente e entregá-los no tempo certo.
Tipos de layout?
Segundo Martins e Laugeni (2003), o Layout divide-se em:
Layout por processo ou funcional – todos os processos e equipamentos do mesmo tipo são desenvolvidos na mesma área e também operações ou montagens semelhantes são agrupadas na mesma área. O material se desloca buscando os diferentes processos.
Layout em linha
As maquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a seqüência das operações e são executadas de acordo com a seqüência estabelecida sem caminhos alternativos. O material percorre um caminho previamente determinado dentro do processo.
Layout celular
A célula de manufatura consiste em arranjar em um só local( a célula) maquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro.
Layout por posição fixa
O material permanece fixo em uma determinada posição e as maquinas se deslocam até