Plano de aula - dia dos animais
1° momento (atividade inicial)
• Conversar com as crianças sobre animais, como gatos, cachorros, papagaios, coelhos, peixes, chinchilas, esquilo, furões, hamster, periquito, canário, tartaruga etc.. Este é o momento para envolvê-los no tema do qual, provavelmente, gostam muito: Quem tem animalzinho em casa? Quais? Quais são seus nomes? E na casa dos parentes e amigos há algum animal? Quais? Conhecem os nomes deles? Que animal gostariam de ter em casa? Por quê? Logo em seguida, fazer um jogo de adivinhações, ler o texto, e fazer com que eles participem, adivinhando os animais.
2° momento (atividade principal)
• Pede-se para a turma escrever em um pedaço de papel três nomes de animais, ou seja, o que vier a mente. Depois de escrevê-los todos deverão identificar seu nome nos respectivos papéis. Logo após fazerem isso, o professor pedirá que troquem seus papéis uns com os outros, dai o dinamizador irá explicar que: o primeiro animal seria aquele que a pessoa gostaria de ser, o segundo é o que as pessoas pensam que ele é, e por fim o terceiro seria o que realmente ele é. A brincadeira termina com muita algazarra, sorrisos e aplausos.
3° momento (atividade final)
• Será feita uma gincana dos animais. Levar os alunos para a quadra e pedir para eles imitarem um bicho veloz por exemplo, a lebre. As crianças deverão correr rápido pelo pátio. Depois, um bicho muito lento por exemplo, tartaruga. As crianças deverão andar bem devagar. Os movimentos rápidos do exercício sempre devem vir antes dos lentos, para primeiro a criança liberar a energia, e depois ela relaxar. Isso evita que as crianças fiquem