Lavagem das mãos
Higienização das mãos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária –Anvisa
APRESENTAÇÃO
A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida primária, mas muitoimportante, no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por esse motivo, tem sidoconsiderada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções nos serviços de saúde,incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes.
Estudos sobre o tema mostram que a adesão dos profissionais de saúde às práticas de higienizaçãodas mãos de forma constante e na rotina diária ainda é baixa, devendo ser estimulada para tornaresses profissionais conscientes da importância de tal hábito. Torna-se imprescindível reformular essaspráticas nos serviços de saúde, na tentativa de mudar a cultura prevalente, de modo a aumentara adesão à higienização das mãos. Dessa forma, a atenção dos gestores públicos, dos diretores eadministradores dos serviços de saúde e dos educadores deve estar voltada para o incentivo e asensibilização dos profissionais com relação à adoção de práticas cotidianas de higienização dasmãos. Todos devem estar conscientes da importância dessas medidas para garantir a segurança e aqualidade da atenção prestada.
INTRODUÇÃO
As infecções relacionadas à assistência à saúde constituem um problema grave e um grande desafio,exigindo dos responsáveis pelos serviços de saúde ações efetivas de prevenção e controle.Tais infecções ameaçam tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde, podendo acarretar-lhessofrimentos e resultar em gastos excessivos para o sistema de saúde. Podem, ainda, ter comoefeito processos e indenizações judiciais, nos casos comprovados de negligência durante a assistência prestada.Atualmente, a atenção à segurança do paciente envolvendo o tema higienização das mãos tem sidotratada como prioridade. As mãos são consideradas as principais ferramentas dos profissionais que atuam