Lavadores De Gases
Lavador de gases é um equipamento utilizado no controle de poluição do ar,
Produzidos com materiais selecionados e de alta resistência corrosiva e química, o lavador de gases é composto basicamente por PRFV (Fiberglass) e têm como objetivo principal remover o fluxo de gases provenientes de processos industriais ou comerciais através de processo com água como meio principal de filtragem.
As partículas umidificadas, pelo aumento de sua massa e pela tendência a aglutinar, podem ser removidas por meios mecânicos simples (eliminador de gotas).
Para promover a desejada interação entre as partículas e gotas, uma certa quantidade de energia é necessária. para nebulizar o meio de lavagem e melhorar a mistura gotas-partículas com sprays de alta pressão.
O princípio de funcionamento de um lavador de gases de orifício é extremamente simples. A restrição ao fluxo de gás através do orifício causa uma aceleração deste à altas velocidades. Esta alta velocidade nebuliza o meio de lavagem e a turbulência criada após o orifício, provoca a necessária mistura entre as partículas de pó e as gotículas.
Principais Vantagens
Tratam ao mesmo tempo poluentes nos estados: sólido e/ou liquido e/ou gasoso
Podem operar nas mais severas condições de trabalho:
Não apresentam restrição quanto à temperatura e umidade dos gases
Podem controlar Substâncias Combustíveis e / ou Explosivas
Podem controlar Partículas Adesivas
Podem ser conseguidas Altas Eficiências de Remoção
Em geral são compactos
Desvantagens:
recristaliza materiais solúveis; necessita de leito de sedimentação para partículas insolúveis; cria resíduos líquidos; partículas submicrométricas são coletadas com baixa eficiência; as partículas não-molháveis são difíceis de coletar; gotículas podem sair pelo efluente do coletor; o efluente tem alta umidade relativa e baixo ponto de orvalho; alta taxa de corrosão; possibilidade de congelamento do líquido em zonas frias; locais com deficiências no abastecimento