lavador de gas
Funcionamento
O gás aspirado pelo exaustor dará entrada pelas coifas no sentido da torre do Lavador de Gás passando pela câmara redutora de velocidade e seguindo o fluxo entra no módulo de ciclone que tem por objetivo reter partículas pesadas sendo submetido a um processo de umidificação.
Seguindo o fluxo vertical terá passagem pela coluna, sendo efetivamente envolvido pela solução através de contato na grande área superficial proporcionado por esta etapa do processo, que estará permanente inundado pelo módulo Spray-Washing que tem por finalidade, toda a quantidade de névoa a ser retirada pelo eliminador de gotas.
Rede de dutos compostos de trechos retos, curvas, conexões, derivações e chaminé, com diâmetro devidamente dimensionado.
Construção em polipropileno cinza com proteção U.V. soldados por extrusoras e maçaricos que não utilizam ar comprimido aumentando a liga.
Pode ser aplicado para diversos tipos de gases contaminantes e vapores tóxicos como Dióxido de Enxofre, Sulfeto de Hidrogênio, Cloro, Dióxido de Carbono, Amônia, entres outros, inclusive gases de processos galvânicos.
Disponível para vazões de 500 a 125.000 m3/h. São projetados considerando fatores específicos, tais como:
-Vazão de ar;
-Altura e comprimento do lavador;
-Velocidade e tempo de permanência;
-Características e volume de enchimento;
-Pressão parcial dos gases.
Lavador de gases é um equipamento utilizado no controle de poluição do ar, cujo objetivo é a remoção do material particulado de um fluxo de gás, pela colisão destas partículas com gotas de um meio de lavagem (geralmente água).
Com a colisão das gotas com as partículas, estas, rompendo a tensão superficial da gota, atravessam sua superfície, ficando assim retidas.
As partículas umidificadas, pelo aumento de sua massa e pela tendência a aglutinar, podem ser removidas por meios mecânicos simples (eliminador de gotas).
Para promover a desejada interação entre as partículas e