Coletos umidos
O gás carregado de material párticulado, é forçado através de uma asperção de gotas, com as quais particulas se chocam, se depositam por difusão, e também agem como núcleo de condensação de água, consequentemente aumentando de tamanho, o que torna sua coleta mais fácil. Portanto podemos dizer que os quatro mecanismos de coleta mais importante num coletor umido são a impactação, a interceptação, a difusão e a condensação.
[editar] Tipos mais usados de lavadores 1. Câmaras de borrifo 2. Lavadores ciclonicos 3. Lavadores auto-induzidos 4. Lavadores mecânicos 5. Coletores úmidos de empactação 6. Lavadores Venturi 7. Lavadores Jet 8. Lavadores de orifício com pressão variável (lavadores de disco inundado) 9. Torres de enchimento umidas 10. Precipitadores dinâmicos umidos 11. Desintegradores 12. Lavadores de espuma
•Coletores Úmidos –lavadores com pré- atomização (lavadores com sprays); lavador venturi; lavador ciclônico; lavador de orifício; lavadores de leito móvel; lavadores com enchimento; precipitadores eletrostáticos úmidos.
Os lavadores coletam partículas pelos mecanismos de impactação, intercepção e difusão, mas agindo principalmente o mecanismo da impactação.
É utilizado como coletor final das partículas de todos os tamanhos, tendo sua eficiência ditada principalmente pela sua perda de carga.
Podem ser utilizados também para a coleta de determinados gases e ou vapores solúveis, sendo neste caso denominados de absorvedores.
Suas vantagens incluem a não formação secundária de poeiras; são em geral compactos, exigindo pouco espaço para instalação; coletam partículas sólidas e líquidas, adesivas ou não; pode tratar gases a altas temperaturas e altas umidades; pode proporcionar alta eficiência de coleta para partículas pequenas (às custas de altas perdas de carga), como éo caso do Lavador Venturi.
Lavador Ciclônico Um grande avanço na tecnologia de lavador ciclônico, a Série 9000 Névoa | Preformed