pantas invasoras
CAMPUS PARAGOMINAS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
MÉTODOS MECÂNICOS DE PLANTAS “INVASORAS” E INSETOS PRAGAS
GISELI NUNES DE ALMEIDA RAYSSA LOPES DA SILVA
SUELEN DE OLIVEIRA QUADROS
TAYS SANTOS DA SILVA
WALDENIR OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR
PARAGOMINAS
2012
MÉTODOS MECÂNICOS DE PLANTAS “INVASORAS” E INSETOS-PRAGAS
PARAGOMIAS
2012
INTRODUÇÃO
Em agricultura, uma planta é considerada invasora quando ocorre em local e momento indesejado, interferindo negativamente no cultivo. Em geral, é também conceituada coma sinônimo de planta daninha, erva daninha e planta espontânea. O conceito de inseto-praga está relacionado com populações de insetos que esteja causando algum tipo de prejuízo, cuja eliminação compense sob o ponto de vista econômico (NAKANO etal., 1981). Então, muitas plantações são prejudicadas ou perdidas devido o aparecimento de inseto-praga e planta “invasora”. Existem vários métodos e controles para fazer a retirada de tais plantas e de destruir diretamente ou impedir tais insetos, tal como: O MÉTODO MECÂNICO, que iremos aborda neste trabalho.
MÉTODOS MECÂNICOS
Métodos mecânicos inclui prática que envolve a utilização de barreiras e/ou destruição direta dos insetos-pragas e combate às plantas “invasoras”. No 1º caso Um vasto número de armadilhas, barreiras e outros dispositivos têm sido usados por séculos no controle de insetos. Se considerarmos a catação, ainda praticada por primatas arborícolas para controle de pulgas e carrapatos, os métodos mecânicos de controle antecedem todas as demais táticas de manejo de insetos.
Alguns métodos de controle mecânicos são apresentados a seguir:
Apanha manual ou catação: refere-se a coleta manual de ovos, larvas ou ninfas e/ou insetos adultos facilmente visíveis. Muito usado em agricultura de subsistência, no controle de pulgas, piolhos e