Laudo Psicológico
I – IDENTIFICAÇÃO
Autor: Jaqueline F S
Interessado: M de A. B
Finalidade: Trabalho de Psicodiagnóstico.
II – DESCRIÇÃO DA DEMANDA
O presente laudo é decorrente de uma avaliação psicológica com o objetivo de investigar as causas da ansiedade de uma colega de classe como parte do processo psicoterápico. A colega tem 21 anos, é solteira, mora com os pais e sua irmã mais nova, onde relata possuir uma relação amorosa com sua família, no momento não está trabalhando, é estudante de Psicologia na Universidade Estácio de Sá do 7º Período, curso onde relata ser sua paixão, apesar de não ser o curso que seus pais queriam que tivesse feito. Procurou a psicoterapia por estar "sentindo-se muito ansiosa, insatisfeita, sem perspectivas e, ao mesmo tempo, incomodada por sentir –se tão ansiosa” Chego a não dormir por causa disso", preocupações com o término de sua graduação.
III – PROCEDIMENTO
A colega realizou quatro sessões onde foram realizados os procedimentos necessários. Nas sessões de entrevista alterna momentos de agitação, ansiedade e preocupações. Verbaliza com clareza suas ansiedades, tem bom nível intelectual, conseguindo realizar elaborações adequadas de necessidades. Como forma de subsidiar o trabalho psicoterápico, optei pela aplicação do Inventário Fatorial de Personalidade – IFP, por ser um teste objetivo e de fácil aplicação e, ao mesmo tempo, rico no levantamento das necessidades e motivações psicológica, e útil no trabalho de aconselhamento.
IV – ANÁLISE
A análise dos resultados indica que a examinanda tem grande preocupação em se apresentar de maneira que os outros gostariam que fosse vista. A aprovação e aceitação social parecem exercer grande importância nas suas atitudes. Demonstra respeito, admiração e reverência com pessoas que ocupam posições superiores; tem elevado grau de ambição e empenha-se na realização de tarefas difíceis, procurando sobressair-se, vencer obstáculos e manter altos padrões de