Laudo ergonomico
A pele é considerada o maior órgão do organismo humano, representando cerca de 15% do peso seco total do corpo e exercendo funções vitais para a manutenção do equilíbrio e da homeostase corporal. Recobre o organismo, protegendo-o da perda excessiva de água e do atrito, recebe estímulos do ambiente e colabora com mecanismos para regular sua temperatura, além de ser um importante sítio de receptores sensoriais (VILELA, 2008). A função principal da pele é a proteção do organismo dos agentes agressores externos (microorganismos, água e luz solar excessiva). É responsável também pela hidrorregulação (evitando a entrada e a saída excessiva de líquidos); termorregulação (manutenção da temperatura corporal em níveis adequados); absorção cutânea (realiza a síntese de melanina, queratina e vitamina D); sensibilidade (possui inúmeros receptores cutâneos de calor, frio, pressão, tato, vibração). A pele é composta por duas camadas principais: a epiderme (camada superficial composta por tecido epitelial) e a derme (camada profunda composta por tecido conjuntivo denso e irregular). A epiderme é a camada mais externa da pele, formada por tecido epitelial de revestimento estratificado do tipo pavimentoso. Não possui rede de irrigação sanguínea própria, sendo nutrida, por difusão, pela derme.
2. A Hipoderme:
A hipoderme é uma camada de tecido subcutâneo localizada abaixo da derme. Não faz parte da pele, porém serve como suporte para suas estruturas. É formada por tecido conjuntivo dos tipos frouxo e denso. Compõe-se por duas camadas: areolar (mais superficial e composta por adipócitos globulares e volumosos) e lamelar (profunda, é o local onde ocorre aumento de espessura no ganho de peso) (GUIRRO e GUIRRO, 2002).
3. Anexos da Pele:
São consideradas estruturas anexas à pele: os pelos, as unhas e as glândulas sudoríparas e sebáceas. Os pelos são originados de uma invaginação da epiderme (folículo piloso). São visíveis externamente pela sua haste e estão