Laudo Ergonomico
Ergonomia
Engenharia de Produção 5° Período B Noturno
Sumário
Introdução
A ergonomia é o estudo científico de adaptação dos instrumentos, condições e ambiente de trabalho ás capacidades psicofisiológicas, antropométricas e biomecânicas do homem.
Como disciplina científica a Ergonomia através do estudo das capacidades e limitações e demais características humanas necessárias para o projeto de boas interfaces, assim como busca modelar a atividade de trabalho para garantir a qualidade operacional. Para tanto ela situa num cruzamento interdisciplinar entre várias disciplinas como Fisiologia, a Psicologia, a Sociologia, a Lingüística e práticas profissionais como a Medicina do Trabalho, o Design, a Sociotécnica e as Tecnologias de estratégia e organização.
A ergonomia estuda vários aspectos: a postura e os movimentos corporais(sentados, em pé, empurrando, puxando e levantando cargas), fatores ambientais (ruídos,vibrações, iluminação, clima, agentes químicos), informação (informações captadas pela visão, audição e outros sentidos), relações entre mostradores e controles, bem como cargos e tarefas (tarefas adequadas, interessantes).
A Antropométrica ocupa-se das dimensões e proporções do corpo humano. Baseada nas informações antropométricas, a Ergonomia propõe mobiliários e postos de trabalho mais adequados às diferenças individuais.
Alem das empresas a ergonomia tem sido requisitada a elaborar estratégias que contemplem também o mobiliário escolar e os seus impactos para os estudantes, professores e funcionários.
De acordo com as normas ABNT algumas recomendações são exigidas para mesas e cadeiras quando o trabalho é sentado:
Cadeira Deve, sempre que possível, ser estofada, para haver redução da pressão na região posterior das coxas, facilitando a circulação e reduzindo a pressão nos discos intervertebrais;
A dimensão